Pedra Silestone é a melhor opção para sua cozinha.
12 de abril de 2017Pisos de mármore para cozinha [Prós e contras]
17 de maio de 2017Neste guia básico de piso de mármore, você vai descobrir as vantagens e desvantagens de utilizar piso de mármore e alguns cuidados necessários para cuidar deste material.
O Mármore é um dos mais luxuosos e elegantes revestimento disponíveis. Tem uma rica história e tem sido o material preferido por designers, arquitetos e artistas em toda a história humana. Todos os naturais, pisos de mármore são extraídos das montanhas em países ao redor do mundo e estão disponíveis em diferentes acabamentos, tamanhos e cores.
Por esse motivo o mármore é uma opção de revestimento elegante e sofisticada, e que requer uma certa quantidade de cuidados e manutenção.
1) Ao instalar piso de mármore
Mármore é uma pedra natural e todos os materiais de pedra natural têm superfícies porosas.
Isso torna o mármore suscetíveis a algumas manchas. A fim de compensar isso, a instalação do piso de mármore deve ser tratada com um selante abaixo da superfície e um tratamento de acabamento na superfície. Isso servirá para obstruir os poros no material e evitar essas indesejáveis manchas.
Esta manutenção exigirá a reaplicação deste procedimento de vedação da superfície entre 6 a 12 meses, dependendo do nível de tráfego no espaço.
2) Cuidado com as manchas causadas por ácidos
O mármore é um álcali, o que significa que é uma base em uma relação ácido-base.
Isto é importante no piso, porque se qualquer substância ácida cai sobre um piso de mármore e não for tratada, causará uma reação química. O resultado desta reação será uma descoloração permanente do mármore.
Substâncias ácidas comuns incluem produtos de frutas e sucos, refrigerantes, misturas à base de vinagre, bem como uma variedade de sabões e agentes de limpeza.
Os derramamentos devem ser limpos imediatamente com um pano úmido. A vedação regular do piso ajudará a protegê-lo até certo ponto. Nunca use soluções de limpeza à base de ácido em um piso de mármore.
3) Resistência ao deslizamento
No piso, a resistência ao deslizamento é medida pelo coeficiente de atrito, que calcula a força necessária para mover um peso específico sobre uma superfície. Quanto maior o coeficiente de atrito, menos escorregadio é um piso.
O coeficiente de atrito de um piso de mármore depende do tipo de acabamento que a pedra tem. Um piso de mármore polido tem um coeficiente de atrito muito baixo, especialmente quando molhado, tornando-se escorregadio.
Há diversos tipos de acabementos disponíveis, indicados para cada uma das situações. Conte com os nossos especialistas para orienta-los sobre qual é o melhor acabamento para você.
4) Danos físicos nas pedras de mármore
Você pode deve pensar que todas as pedras são substâncias muito duras e resistentes, porém o mármore é muito macio comparado a outros tipos de pedras e pode sofrer alguns danos, tais como rachaduras, quebras ou roptura de algumas lascas.
Alguns cuidados devem ser tomados durante a instalação, para impedir isso. Certifique-se de que seu marmorista não deixou lacunas no ao fazer o assentamento da pedra na superfície, pois essas lacunas geram bolsões de ar, que se tornará falhas no atrito com o chão, aumentando assim a possíbilidade de quebras.
Caso, você tenha optado pelo uso de mármore polido, esteja ciente de que arranhões que podem ocorrer.
Procure colocar borracha sob as pernas dos móveis e tenha cuidado ao move-los, essa atitude pode ajudar a reduzir os arranhões visíveis no piso.
Catálogo de pedras de mármore
Veja abaixo alguns modelos de pedras de mármore. Ver catálogo completo de pedras de mármore
Conclusão sobre piso de mármore
Tomando alguns cuidados básicos que este material requer, tenha a certeza que independente do local onde você colocar piso de mármore, as pessoas vão ficar admiradas, devido sua beleza e sofisticação. Fale com um de nossos especialistas e peça uma orientação sobre qual é o melhor acabamento para sua necessidade.