Impermeabilização para o granito vale a pena?

Granito-Branco-na-cozinha
Granito Branco na cozinha vale a pena?
26 de dezembro de 2018
Granito-Marrom-Absoluto-Capa-degrade
Granito Marrom Absoluto o que você precisa saber
30 de dezembro de 2018
Exibir tudo
Impermeabilização para o granito

Impermeabilização para o granito vale a pena? Granitos são de longe aclamados por sua beleza e praticidade. Uma ótima opção para quem deseja estilo e sofisticação em seu ambiente,  por um ótimo custo benefício.

E por ser uma pedra natural, tem seus prós e contras mediante a outras pedras que oferecem maior resistência contra manchas e arranhões (como Silestone e Neolith), porém estas são industrializadas e equivalem um preço maior para serem adquiridas.

Leia também:

Se você está construindo ou reformando e deseja incluir o granito em seu projeto, mas tem medo de que seja acometido pelas terríveis, horrorosas, e indesejáveis manchas! Saiba é possível prevenir que elas aconteçam… Basta uma boa impermeabilização, para que seu granito fique imune a elas!

A importância da impermeabilização para o granito

Granitos são naturalmente mais duros, mas não possuem barreira anti-infiltração, por tanto, são o terreno perfeito para a invasão de líquidos- estes podem agravar ainda mais se forem ácidos como o vinho, vinagre, café, e entre outros, também de aspecto oleoso-, e até mesmo de  fungos e bactérias. Por tanto a impermeabilização se faz necessária para impedir que eventuais incidentes aconteçam.

Você deseja então adquirir o granito, mas acredita que não há a necessidade de contratar uma empresa especializada para realizar a impermeabilização de granito, então saiba que: se você tem intrepidez para realizá-la sozinha, nós te daremos algumas dicas para que te ajude nesse momento delicado.

Mãos na massa, ou melhor, mãos na obra!!

Existem muitos produtos impermeabilizantes de pedras disponíveis no mercado – com efeito fungicida, ecologicamente corretos como os orgânicos, em diversos tamanhos e preços- para esse fim. Recomendamos que leia as instruções no rótulo da embalagem.

Mas antes de tudo, realize uma limpeza na pedra de granito para que nenhuma sujeira interfira no processo.

Limpeza pré-impermeabilização de granito:

Passo 1: utilize um pano umedecido em uma solução de água e sabão líquido neutro.

Passo 2: limpe a superfície como de costume.

Passo 3: enxugue com um pano seco e limpo, se necessário aguarde 1h; para se certificar que estará bem seca e pronta para a aplicação.

O que utilizar para aplicação do produto?

Pincéis, brochas, rolinhos, gaze, e até mesmo panos e flanelas, todos esses são indicados.

*Recomendamos que se use luvas, a fim de proteger sua pele do produto, evitando quaisquer reações alérgicas.

Como se inscrever?

Umedeça o pincel (ou qualquer outro material escolhido) não aponto de estar encharcado, somente o suficiente para cobrir bem a superfície. Sem deixar lacunas. E Aplique sobre a peça em movimentos contínuos (na horizontal, vertical ou circularmente), sem depositar muita força. Atente-se para que nenhum cantinho fique desprotegido.

Quantas demão do produto é necessário?

Se o local escolhido para inserir seu granito for de alto contato com líquidos, como exemplo: cubas, pias, balcões de cozinha, bancadas para área da churrasqueira, ou seja, zonas mais propensas a umidade, é indicada que seja realizada a aplicação de mais de uma camada do produto.

Técnica: Molhado sobre molhado.

Essa técnica compreende a importância de que a demão posterior deve ser aplicada sobre a demão anterior ainda úmida, porque se a primeira camada do produtos estiver seca já realizará hidrorrepelência contra a segunda aplicação, ou seja, a primeira camada já seca realizará a ação de repelir quaisquer substância que venham entrar em contato com a pedra, mesmo que seja a segunda camada do próprio produto impermeabilizante.

Uma dica é aplicar a primeira demão do impermeabilizante e aguardar 30 minutos para então aplicar a segunda demão sobre a pedra de granito. Mas observe a densidade do produto, se for mais ralo aguarde de 10 à 15 minutos somente.

A impermeabilização de granito poroso e liso é diferente?

Na verdade,não!

Os procedimentos são os mesmos para quaisquer tipo de granitos, ou seja, mesmo para granito liso (polido) e poroso, os produtos e procedimentos serão os mesmos.

Apenas um fato a ser destacado é que pelos poros do granito poroso serem menos compactos, tendem a reter mais o produto, mas não há problema algum, basta aplicar camadas mais generosas.

Após a aplicação:

Pedras de acabamento liso: aguardar alguns instantes após a aplicação, para realizar a remoção dos excessos, a fim de que não fique névoas sobre a peça. Vale lembrar que o produto impermeabilizante não tem fins estéticos, porém essa tática evitará uma aparência fosca devido ao excesso de produto

Pedras sem acabamento (acabamento bruto): por sua superfície ser muito porosa, o produtos é mais facilmente absorvido pela pedra, não havendo a necessidade de remoção de excessos.

Qual o tempo da secagem da impermeabilização no granito?

Isso depende de fatores como: o produtos utilizado (e o tempo sugerido pelo fabricante), a quantidade aplicada, e a área em que o granito está – se for uma área externa mais arejada poderá levar menos tempo-, todos esses fatores podem variar o tempo de secagem, mas recomendamos que fique descansando de um dia para o outro.

Efeito gota, o que é e se realmente funciona?

O efeito gota é algo muito comum em vídeo de impermeabilização de superfícies variadas, até mesmo de tijolos ou tecidos. É quando a gota de um determinado líquido se escora em alguma parte da peça, e forma aquela aparência redondinha parecendo uma bolha. Esse efeito gota exalta a eficácia da película de proteção sobre a peça, porém é ilusório. Nem sempre a peça bem impermeabilizada causará aquela gotícula perfeita. Recomendamos que faça o teste, aguarde alguns minutos, limpe a gota de água e observe se granito ficou sem nenhum resquício de umidade.

De quanto em quanto tempo devo repetir o procedimento?

Recomenda-se que seja realizado a cada 6 mês, para melhor prevenção de desgaste. Observe como seu granito reagirá com a película de proteção e julgue necessário ou não repetir o procedimento no tempo escolhido.

Ufa! Todo trabalho é pouco para proteger seu granito de manchas causadas por líquidos!

Mas se engana quem acha que é só isso, pronto e acabou… Se você deseja manter seu granito belo e intacto por mais tempo, deverá manter alguns cuidados diários. Quer saber como Limpar granito? Saiba como fazer com 5 passos simples, neste artigo que está prontinho para te instruir como fazê-lo do jeito certo.

Agora pode escolher um produtos impermeabilizante e iniciar essa missão!

Boa sorte! Até a próxima.

Gostou do artigo sobre Impermeabilização para o granito vale a pena? Então deixe o seu comentário e compartilhe com seus amigos suas experiências e dúvidas em relação a esse assunto.

Compartilhe com seus amigos!

Best Mármores
Best Mármores
Somos uma empresa especializada em Mármores, Granitos e pedras industrializadas. Considerada referência por arquitetos e decoradores por nosso excelente atendimento. Sobre nós

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *