Regra do triangulo na cozinha como utilizar?

Regra do triangulo na cozinha

Regra do triângulo na cozinha o que é?

Regra do triangulo na cozinha, essa famosa regra nada mais é do que uma regra simples para o planejamento da cozinha. A ideia é criar um triângulo imaginário entre a pia, o fogão e a geladeira, fazendo com que cada um desses itens fique em uma das pontas do triângulo.

A regra faz parte de uma tendência que busca facilitar a mobilidade no espaço tornando sua cozinha mais funcional. Posicionando os móveis e eletrodomésticos nos lugares mais adequados. O ideal é que a distância total entre os três não passe de 6 metros. Ao utilizar a regra, esses três itens, que são os mais usados na cozinha, são distribuídos estrategicamente pelo espaço para otimizar a área de circulação.

regra-do-triangulo-cozinha

Antes de decidir em que ponta do triângulo você vai colocar a geladeira, o fogão e a pia, não deixe de considerar também os pontos hidráulicos e elétricos da sua cozinha, além das janelas e portas.  Geralmente, a preferência é pela pia próxima a uma área bem iluminada, perto de uma janela. Enquanto a geladeira costuma ser colocada ao lado da porta para que o acesso a ela seja fácil. Para facilitar a mobilidade da cozinha, o posicionamento dos itens de acordo com a regra do triângulo irá depender também da configuração do espaço.

Confira algumas ideias:

 

Tipos- de- regra-do-triangulo

Regra do triangulo na Cozinha em U

Para ter uma cozinha em formato de U, não importa o tamanho do ambiente. Você pode escolher por soluções que estejam mais abertas ou fechadas, dependendo da disposição dos elementos.  Cada elemento pode ser colocado em uma parede diferente, formando um triângulo perfeito garantindo total mobilidade e resolvendo perfeitamente as necessidades dos moradores.

 

Regra do triangulo na Cozinha linear com ilha

As cozinhas com ilha podem ter duas superficies de trabalho, uma delas linear, com pia e geladeira alinhadas em um gabinete encostado na parede, e outra superficie paralela com o fogão ou cooktop e até uma outra pia, respeitando a distância mínima de 120 cm entre elas.

 

Regra do triangulo na Cozinha paralela

A pia e o fogão podem ser posicionados em uma parede, de preferência próximos a uma janela ou no lado mais iluminado da cozinha, e no lado oposto, a geladeira.

A cozinha paralela ou de corredor é aquela em que existem duas superficies alinhadas, uma de frente para outra, geralmente conectam diferentes ambientes, por isso a necessidade do corredor. Os pontos do triângulo podem então distribuídos nos dois gabinetes.

Esta configuração é também utilizada em cozinhas estreitas e alongadas, mas com área suficiente para ter um corredor entre os armários de pelo menos 120 cm, possibilitando a passagem de duas pessoas.

Regra do triangulo na Cozinha em L

Em um dos lados, o fogão e a geladeira podem ser colocados um ao lado do outro. E a pia, na outra lateral, geralmente mais próxima do fogão.

Essas são algumas ideias dentre as tantas possibilidades de disposição desses três itens utilizando a regra do triângulo. O mais importante sempre será garantir uma boa mobilidade entre os elementos e fazer com que o espaço seja funcional.

Já a cozinha em “L” abre espaço para a colocação de uma mesa de refeições na cozinha, seu layout se assemelha a letra “L” aproveitando duas paredes ortogonais para apoiar os armários de cozinha e deixando uma boa área livre para a mesa.

Gostou do artigo sobre O Regra do triangulo na cozinha como utilizar? Então deixe o seu comentário e compartilhe com seus amigos suas experiências e dúvidas em relação a esse assunto.

Compartilhe com seus amigos!

Best Mármores
Best Mármores
Somos uma empresa especializada em Mármores, Granitos e pedras industrializadas. Considerada referência por arquitetos e decoradores por nosso excelente atendimento. Sobre nós

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *